Fala de S.S. Karmapa antes da recitação da Aspiração para o nascimento em Sukhavati – 23/04/2020
Tashi Delek!
Hoje é o sexto dia de nossas orações para que a pandemia retroceda. Hoje recitaremos a Aspiração de Karma Chakme para o nascimento em Sukhavati. No Tibete, existem muitas preces diferentes para renascer em Sukhavati, algumas longas e outras curtas, mas a que as pessoas conhecem melhor é a escrita por Karma Chakme.
A tradição Mahayana ensina que existem no mundo reinos puros e impuros, mas não devemos entender que puro e impuro está se referindo à forma externa. Em vez disso, devemos pensar que eles se referem a certas causas e condições que criam esse mundo. É dito que um reino impuro, como a Terra, é criado pelo karma compartilhado dos seres sencientes que nele habitam; enquanto que um reino puro é criado pela aspiração de um Buda.
Entre todos os reinos puros, Sukhavati [ou Dewatchen] é o mais fácil de se nascer e possui os maiores benefícios. Portanto, é o mais conhecido.
Os cientistas modernos têm feito muitas pesquisas em nosso sistema solar, em nossa galáxia e no resto do universo infinito. Eles estão procurando por outro planeta que possa ser habitável, assim como a Terra. Contudo, estamos negligenciando nosso próprio planeta precioso, esta linda Terra que nos sustenta e é repleta de energia da vida.
Desde a revolução industrial nossas vidas se tornaram mais fáceis e as edificações mais desenvolvidas. Alcançamos isso, mas devastando a Terra para obter recursos, e a construção e o crescimento causaram grande destruição no processo.
Nós provocamos o aquecimento global e causamos desmatamento, derretimento de geleiras e poluição de rios e oceanos. Todos os dias centenas de espécies são extintas por causa das ações humanas. Nossa ganância não conhece limites, ela é tão intensa que mesmo toda a Terra não poderia satisfazê-la.
Ouvimos falar disso tudo no noticiário, ouvimos falar da pesquisa, mas quando fica quente, ligamos o ar condicionado; quando fica frio, ligamos o aquecimento. Sempre tentamos nos tornar mais confortáveis e tornar a vida mais agradável. Para o indivíduo isso parece uma coisa tão pequena, contudo, nunca consideramos o peso que estamos causando à Terra ou o custo para o meio ambiente. Se nos sentimos um pouco desconfortáveis, ficamos chateados e queremos mudar as coisas, entretanto, todos os outros seres estão suportando mil vezes mais sofrimento e dor devido à destruição do ambiente. E eles não podem fazer nada além de sofrer e morrer. Assim, precisamos enxergar as coisas pela perspectiva desses outros seres e refletir bastante para que possamos, finalmente, nos tornar mais motivados e verdadeiros no cuidado do lar que compartilhamos juntos.
Devemos reconhecer quão intensa é a nossa ignorância. Devemos cuidar desse planeta, que fornece a base para vivermos, e valorizar o ambiente natural. A sobrevivência de nossas próprias gerações e das futuras depende disso.
Ontem foi o Dia da Terra. Na realidade, a cada minuto em que estamos vivos, cada respiração que tomamos está intimamente ligada ao nosso planeta; por conseguinte, todo dia deveria ser o Dia da Terra para nós.
Talvez seja um pouco triste que tenhamos um Dia da Terra para nos lembrar de celebrar. É um sinal de que nós, seres humanos, estamos nos esquecendo de como existimos.
Agora recitaremos juntos a Aspiração de Karma Chakme para o nascimento em Sukhavati.
Muito obrigado.
Sua Santidade XVII Karmapa
Transcrição e tradução para o Português: Cláudia Carréra
Para acompanhar e/ou fazer download das preces, clique no link a seguir: Prayers for a Time of Pandemic