Clareza mental com determinação, convicção e fé — Orações para combater a pandemia do coronavírus – dia 5 – Preces para Guru Rinpoche

Fala de S.S. Karmapa antes da recitação das Preces para Guru Rinpoche – 22/04/2020

Tashi Delek!

É difícil dizer “bom dia” ou “boa tarde” porque todos estão em um fuso horário diferente. Melhor dizer “Tashi Delek”.

Hoje é o quinto dia de nossas orações para debelar a pandemia. Recitaremos duas orações para Guru Rinpoche que são muito conhecidas.

Guru Rinpoche ou Padmasambava era um estudioso e um siddha da terra de Uddiyana, que chegou ao Tibet no final do século VIII. Lá ele dissipou todos os obstáculos que impediam o Dharma de florescer. Ele é uma das principais figuras responsáveis pelo estabelecimento inicial do Dharma no Tibet. Por isso, ele é como um segundo Buda para o povo tibetano. As pessoas o admiravam e respeitavam porque ele é como um super herói. Ele tem poderes incríveis e notável grandiosidade. Nenhum obstáculo pode detê-lo, nenhuma adversidade pode detê-lo.

Desde criança eu tinha muita fé em Guru Rinpoche. Até os oito anos de idade, a única oração que conhecia era a Prece de Sete Linhas de Guru Rinpoche. Sempre que meus familiares ou vizinhos me pediam para recitar orações, eu recitava a Prece de Sete Linhas para eles.

Agora, durante esta pandemia, muitas pessoas sentem imenso medo e ansiedade. É natural sentir-se ansioso em uma situação como essa que nunca experimentamos antes, quando é difícil saber o que vai acontecer a seguir. Porém, quando um grande desastre acontece, é ainda mais importante acalmar a nossa mente para que possamos pensar com clareza e tomar a decisão certa, pois, em grandes crises como essa, muitas das decisões que tomamos podem ser uma questão de vida ou de morte.

Uma pandemia é diferente de uma guerra. Numa guerra, temos a opção de nos render ao inimigo. Em uma pandemia você não tem essa escolha porque devemos vencer. Para alcançar a vitória sobre a pandemia, precisamos ter forte determinação, convicção e fé. Deveríamos ser como o Guru Rinpoche: não devemos tentar nos desviar dos obstáculos, temos que enfrentá-los. Não devemos ter medo.

Os ensinamentos sobre treinamento mental nos dizem que doenças e adversidades são mestres espirituais. Devemos ter a ousadia de enfrentar as dificuldades e de superar os obstáculos. Se entendermos que todos os nossos problemas e sofrimentos podem nos ensinar algo, os obstáculos se tornarão nossos amigos. Entretanto, neste momento não temos poder suficiente. Por isso, precisamos rezar para o Guru Rinpoche, pois, nesse período de degeneração, as bênçãos de Guru Rinpoche e seu poder de eliminar obstáculos são incomparáveis.

É por isso que agora recitaremos orações ao Guru Rinpoche juntos.

Obrigado.

Sua Santidade XVII Karmapa

 

Transcrição e tradução para o Português: Cláudia Carréra

Para acompanhar e/ou fazer download das preces, clique no link a seguir: Prayers for a Time of Pandemic