Fala de S.S. Karmapa antes da recitação da Prece às Vinte e Uma Taras – 21/04/2020
Tashi Delek!
Hoje é o quarto dia de nossas orações para que a pandemia retroceda.
Hoje recitaremos a Homenagem às Vinte e Uma Taras. Esta prática é extremamente difundida no Tibet. Durante séculos, todos os tibetanos, homens ou mulheres, jovens ou velhos, a recitaram pela manhã ou à noite. Temos uma forte convicção de que Tara irá socorrer. Minha mãe, embora não saiba ler, aprendeu oralmente a [Homenagem a] Tara e a recitava diariamente.Tara é uma emanação de Tchenrezig, uma manifestação de sua atividade compassiva. Tchenrezig é a personificação do amor de todos os Budas. Quando ele aparece na forma de uma deusa, sentimos ainda mais fortemente o quanto a sua natureza se assemelha ao amor materno.
Nesse momento, quando o mundo inteiro se depara com esse sofrimento, pensar nos outros com amor é ainda mais necessário do que em qualquer outra ocasião. Precisamos contrapor Corona com Karuna [compaixão]! Se todos os nossos países e povos se reunissem e assumissem juntos a responsabilidade, é certo que em breve estaríamos livres dessa provação.
Todos os dias vemos nos noticiários e nas mídias sociais muitas situações que nos comovem. Nossos heróis na linha de frente, médicos e enfermeiros, estão fazendo um grande sacrifício para combater a epidemia. Da mesma forma, serviços de entrega, polícias, soldados, voluntários e muitos outros estão trabalhando duro por nossa causa.
Por isso, tenho a impressão de que o nosso problema não é que não haja pessoas amorosas suficientes no mundo, e nem que nos falte compaixão. Nosso problema é somente o fato de que muitas pessoas não têm ânimo suficiente e não têm alguém para inspirá-las. Elas precisam saber que alguém como Tara está lá para apoiá-las e protegê-las. Assim, todos precisamos fazer a nossa parte para inspirar um ao outro e confortar um ao outro. Essa é a base para a felicidade da humanidade.
Infelizmente, em alguns lugares, essa pandemia está sendo usada como uma maneira de discriminar certos grupos de pessoas. Um grupo de pessoas não é uma entidade única, ele é constituído por seres humanos individuais. Ninguém, não importa quem seja, quer ser infectado com o vírus, ninguém quer essas dificuldades. Em tempos como esse, é importante nos colocarmos no lugar das outras pessoas e refletir.
Agora recitaremos a Homenagem para Tara juntos. Para que todos possam me acompanhar, usarei a melodia que compus.
Muito obrigado.”
Sua Santidade XVII Karmapa
Transcrição e tradução para o Português: Cláudia Carréra
Para acompanhar e/ou fazer download das preces, clique no link a seguir: Prayers for a Time of Pandemic