“Eu gostaria de desejar a todos Tashi Delek!
Neste momento em que, como todos sabem, a pandemia de coronavírus se espalhou por todo o mundo, criando uma crise inconcebível, fiquei em retiro, mantendo alguma distância da sociedade. Mas sou incapaz de suportar o sentimento [de distanciamento] e gostaria de dizer algumas palavras hoje.
Desde o momento em que essa epidemia começou a se espalhar, ela afetou severamente a vida cotidiana e a saúde de todos na Terra. Preocupamo-nos ansiosamente com o que acontecerá no futuro.
O Buda disse que tudo o que é composto é impermanente. Independentemente da situação que enfrentamos em nossas vidas, ela sempre muda, não ficando imóvel nem por um instante. Somos capazes de lidar com muitas mudanças, mas apenas saber disso não traz alívio. Quando, às vezes, há mudanças na direção que queremos ou quando mudanças positivas excedem nossas expectativas, temos a esperança de que ocorram mais ou maiores mudanças. Ao contrário, quando ocorrem mudanças incompreensíveis para o pior, ficamos com medo e não sabemos o que devemos fazer.
Portanto, quando somos confrontados por uma impermanência tão grande como agora, devemos fazer o possível para não entrar em pânico e, em vez disso, olhar para dentro de nós mesmos. Por exemplo, muitas coisas que normalmente tomamos como certas e garantidas são realmente incrivelmente preciosas. Deveríamos relaxar e pensar em nossa boa saúde normal e em como é grande a felicidade de termos pessoas que nos são queridas. Assim, podemos usar essa crise para melhorar a nós mesmos e aprender algo novo. Eu penso que tentar fazer isso será muito benéfico.
Esta pandemia atual não discrimina homens e mulheres, raças e nacionalidades, aqueles com riqueza e poder e aqueles sem riqueza e poder. Até países desenvolvidos como os Estados Unidos, a Espanha, a Itália e o Reino Unido enfrentam grandes dificuldades. Muitos países em desenvolvimento e pobres enfrentarão dificuldades ainda maiores.
Mesmo que um país tenha apenas um paciente com coronavírus, o perigo para o mundo inteiro é tamanho, sendo de importância crucial que todos nós, no planeta Terra, trabalhemos juntos para enfrentar e superar essa crise.
Todos os dias, o número de doentes aumenta. Quando vemos o número de mortes aumentando para além das centenas e milhares, podemos ficar paralisados. Na realidade, cada um deles é uma pessoa viva, respirando. Em particular, médicos e profissionais da saúde estão cuidando dos doentes e fazendo grandes sacrifícios para combater esta batalha. É muito importante que todos expressemos a eles a nossa gratidão, apoio e elogio.
Desse modo, para mostrar como nós budistas apoiamos a todos durante esta epidemia atual, a partir do próximo sábado, faremos uma sessão de oração de uma hora na internet, todos os dias durante uma semana.
Todos nós podemos orar juntos pela paz mundial e pelo fim da epidemia. A hora será anunciada mais tarde.
Por isso, gostaria de pedir a todos que rezem juntos para que todos no mundo sejam felizes e para que essa pandemia passe rapidamente.”
Publicado por Karmapa em Terça-feira, 14 de abril de 2020.
Tradução livre para o Português: Cláudia Carréra