A realidade da Interdependência – Orações para combater a pandemia do coronavírus – dia 1 – O Sutra do Coração

A REALIDADE DA INTERDEPENDÊNCIA: Fala de S.S. Karmapa antes da recitação do Sutra do Coração – 18/4/2020

“Olá a todos. Tashi Delek!
Estou muito feliz por poder recitar as orações junto com todos vocês para que a pandemia diminua.
Recitaremos orações por sete dias a partir de hoje. Hoje, no primeiro dia, recitaremos o Sutra do Coração e a Expulsão dos Maras.

Como todos sabemos O sutra do coração é um importante sutra mahayana. Ele ensina sobre a vacuidade e sobre a interdependência.
Neste momento em que o coronavírus está se espalhando por todo o mundo, podemos ver claramente o significado da interdependência. Podemos ver que cada um de nós depende um do outro e que não existe uma distância entre nós e os outros como pensávamos.
Se tivéssemos uma compreensão profunda da interdependência, talvez o coronavírus não houvesse se espalhado tão amplamente pelo mundo. Porém, naturalmente, temos um apego muito sólido ao ego. Pensamos que cada família, cada comunidade ou cada país é diferente e separado; estamos preocupados apenas com as coisas que nos afetam e não levamos à sério as coisas que afetam os outros. No entanto, cada respiração que tomamos nos conecta a todos.

Essa pandemia mostra o quanto somos afetados um pelo outro e o quanto somos conectados. Essa é uma situação que nunca nos esqueceremos por toda a vida.
Então, acho que será muito útil se refletirmos concomitantemente sobre a nossa experiência de vida e o significado do Sutra do Coração. Quanto menor for a distância entre o Dharma e nossas vidas, mais veremos que não há diferença entre a pessoa que pratica o Dharma e o Dharma que é praticado. O Dharma e o indivíduo se tornarão um e nós nos tornaremos o que chamamos de praticante do Dharma.

Em seguida, recitaremos juntos o Sutra do Coração. Vou recitar devagar, se você puder recitar comigo, tudo bem, ou então recite sempre que desejar. O principal é não se distrair — é importante pensar sobre o significado!

Obrigado!”

Sua Santidade XVII Karmapa

Transcrição e tradução para o Português: Cláudia Carréra

Para acompanhar e/ou fazer download das preces, clique no link a seguir: Prayers for a Time of Pandemic