Fala de S.S. Karmapa antes da recitação dos Sutras do Dharani de Akshobhya – 20/04/2020
Tashi Delek!
Hoje é o terceiro dia de nossas orações para que a pandemia retroceda.
Hoje recitaremos o Sutra do Dharani de Akshobhya. Existem dois sutras: o primeiro é o que pertence ao Kangyur tibetano e o segundo é o que eu traduzi do chinês para o tibetano.Diz-se que Akshobhya é o mais eficaz para purificar obscurecimentos cármicos, o que está associado a uma particular aspiração feita por ele. Tão logo Akshobhya despertou a bodhicitta, ele assumiu o compromisso de, até atingir o estado búdico, nunca ter malícia ou sentir ódio por qualquer ser senciente. Esta é a razão pela qual ele recebeu o nome de Akshobhya, aquele que é inabalável.
Atualmente, a palavra karma é bem conhecida em todo o mundo, mas apenas a compreensão da palavra não significa que entendemos o karma. Isso se deve ao fato de que a causa e o efeito cármicos estão conectados até com os mínimos pensamentos que temos e com as ações que realizamos em nossas vidas diárias. Se nunca examinarmos nossos pensamentos e ações e seus efeitos por meio da nossa experiência, não há como entender como o karma funciona.
A pandemia atual envia uma mensagem clara de que o carma não é apenas teórico. Em vez disso, ele está relacionado com o que escolhemos fazer ou com o que escolhemos não fazer em nossas vidas diárias. Nós sempre prestamos muita atenção no resultado, mas não prestamos a mesma atenção às causas, condições e motivações que levaram a determinada situação.
Por exemplo, se não considerarmos que é importante lavar as mãos, praticar o distanciamento social, e assim por diante, para impedir a transmissão do vírus, apenas querer não ficar doente não vai nos ajudar. Da mesma forma, se alguém pegar esse vírus, poderá espalhá-lo para outras pessoas.
Por isso, devemos assumir a responsabilidade, mas não apenas por causa da nossa própria saúde e felicidade! Devemos também assumir a responsabilidade pela saúde e felicidade de todos os outros. Esse é um ponto crucial!
Algumas pessoas usam o karma como uma desculpa, simplesmente colocam a culpa de tudo no karma, como se fosse um destino velado. Karma não significa que somos incapazes de melhorar a nós mesmos ou de mudar. Na realidade, a ideia de causa e efeito cármicos é a de que podemos nos sentir ainda mais confiantes e ainda mais entusiasmados ao assumir a responsabilidade de beneficiar a nós mesmos e aos outros.
Agora recitaremos os dois sutras. Aqueles de vocês que não falam tibetano podem recitá-los em seus próprios idiomas. Não é necessário me acompanhar; se eu recitasse lentamente, os tibetanos e as pessoas que sabem ler tibetano se sentiriam sonolentas.”
Sua Santidade XVII Karmapa
Transcrição e tradução para o Português: Cláudia Carréra
Para acompanhar e/ou fazer download das preces, clique no link a seguir: Prayers for a Time of Pandemic