Sobre a KTC

logotipo Karma Theksum ChokhorlingA KTC – Karma Theksum Chokhorling – é uma organização religiosa, sem fins lucrativos, devotada à prática e ao ensino do Dharma. Legalmente registrada no Brasil, é regida por estatuto próprio, e mantida por meio de doações mensais de seus membros afiliados.

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a KTC é um centro budista tibetano da linhagem Karma Kagyu, sendo a sede de S.S. Karmapa na América do Sul.

kongtrul-blessing

S.E. Jamgon Kongtrul Rinpoche e Ven. Khenpo Karthar Rinpoche consagrando a área onde foi construída a KTC, em 1988

A linhagem Karma Kagyu se caracteriza pela transmissão ininterrupta dos ensinamentos e bênçãos dos Karmapas (principal mestre desta tradição) e foi trazida para o Brasil, em 1988, pela Lama Karma Tsultrim Palmo, que fundou e doou as terras onde está localizada a KTC.

Em visita ao Brasil no mesmo ano, S.E. o 3º Jamgon Kongtrul Rinpoche consagrou as terras que abrigam hoje nossas instalações.

A KTC segue a orientação do Kagyu Office – escritório central da Karma Kagyu, que coordena todos os centros e monastérios da linhagem. Atualmente, não há centros afiliados ou representações em outras localidades do país.

O lama responsável pela KTC é o butanês Khenpo Khenrab Wangchuk (leia mais em “Lamas residentes”).

Khenpo Karthar Rinpoche, um dos lamas eminentes que já vieram ensinar na KTC

Khenpo Karthar Rinpoche, um dos lamas eminentes que já vieram ensinar na KTC

 

Comemoração do Losar, 2008.

 

Comemoração do Aniversário de S.S. Karmapa, 2013

Comemoração do Aniversário de S.S. Karmapa, 2013