Sobre a KTC

logotipo Karma Theksum ChokhorlingA KTC – Karma Theksum Chokhorling – é uma organização religiosa, sem fins lucrativos, devotada à prática e ao ensino do Dharma. Legalmente registrada no Brasil, é regida por estatuto próprio, e mantida por meio de doações mensais de seus membros afiliados.

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a KTC é um centro budista tibetano da linhagem Karma Kagyu, sendo a sede de S.S. Karmapa na América do Sul.

kongtrul-blessing

S.E. Jamgon Kongtrul Rinpoche e Ven. Khenpo Karthar Rinpoche consagrando a área onde foi construída a KTC, em 1988

A linhagem Karma Kagyu se caracteriza pela transmissão ininterrupta dos ensinamentos e bênçãos dos Karmapas (principal mestre desta tradição) tendo sido estabelecida no Brasil em 1988, por S.E. o 3º Jamgon Kongtrul Rinpoche, a convite da Lama Karma Tsultrim Palmo (Drª Marta Cavalcanti), médica brasileira que ao retornar do tradicional retiro de três anos na França fundou a KTC. Lama Tsultrim também doou as terras onde está localizada a KTC para Sua Santidade Karmapa.

Em dezembro de 1988, Lama Tsultrim trouxe ao Brasil S.E. Jamgon Kongtrul Rinpoche III, um dos regentes da linhagem Karma Kagyu, acompanhado por Khenpo Karthar Rinpoche, abade da KTD – Karma Triyana Dharmachakra (USA).

Jamgon Kongtrul III concedeu votos de Refúgio, iniciação de Tchenrezig e transmitiu os primeiros ensinamentos da linhagem Karma Kagyu no País (ensinamentos sobre a natureza da mente). Na mesma ocasião ele consagrou as terras que abrigam hoje nossas instalações.

A KTC segue a orientação do Kagyu Office – escritório central da Karma Kagyu, que coordena todos os centros e monastérios da linhagem. Atualmente, não há centros afiliados ou representações em outras localidades do país.

O lama responsável pela KTC é Khenpo Khenrab Wangchuk, atualmente em retiro no Butão (leia mais em “Lamas residentes”).

Todas as atividades realizadas durante a ausência de Khenpo Khenrab contam com a sua autorização e supervisão.

Khenpo Karthar Rinpoche, um dos lamas eminentes que já vieram ensinar na KTC

Khenpo Karthar Rinpoche, um dos lamas eminentes que já vieram ensinar na KTC

 

Comemoração do Losar, 2008.

 

Comemoração do Aniversário de S.S. Karmapa, 2013

Comemoração do Aniversário de S.S. Karmapa, 2013

 

 

 

 

 

 

Khenpo Khenrab Wangchuk

Khenpo Khenrab Wangchuk