Lamas residentes

O budismo tibetano tem nos Lamas, formados ao longo de anos de estudo e prática nos mosteiros, a representação viva do Buda e a perpetuação do Dharma. Nas Sanghas (comunidades espirituais), os Lamas residentes são os responsáveis pela transmissão da tradição e dos ensinamentos do Buda.

Khenpo Khenrab WangchukVen. Khenpo Khenrab Wangchuk

Presidente do Conselho Curador da Instituição, o Venerável Khenpo Khenrab Wangchuk chegou ao Brasil no ano de 2000 e, desde então, é o nosso orientador espiritual e professor principal. Atualmente ele está em um segundo retiro de três anos no Butão. Após completar o ciclo programado de retiros, Khenpo Khenrab retornará à KTC.

Nascido no Butão, aos sete anos de idade Khenpo Khenrab foi para um mosteiro e, mais tarde, iniciou seus estudos de Filosofia Budista Tibetana e Gramática, entre tantas outras disciplinas, no Instituto Chari de Filosofia Budista, também no Butão. Estudou com grandes mestres e recebeu iniciação completa da Tradição Drupka Kagyu concedida por Sua Santidade 68º Je Khenpo e Sua Santidade 70º Je Khenpo, atualmente diretor espiritual do Reino do Butão.

Antes de ir para o Instituto Karma Shri Nalanda de Estudos Budistas Avançados, em Rumtek, passou alguns anos estudando numa Universidade Tibetana, ao Sul da Índia, a fim de aprofundar ainda mais seus conhecimentos de Gramática e Filosofia Budistas. No Instituto Karma Shri Nalanda de Estudos Budistas Avançados, pertencente à Tradição Karma Kagyu de Sua Santidade Gyalwang Karmapa, em Rumtek, continuou estudando com grandes mestres desta linhagem, como Sua Eminência Gyaltsap Rinpoche, Sua Eminência Sangye Nyenpa Rinpoche e o Venerável Khenchen Thrangu Rinpoche. Depois de vários anos de rigorosos estudos com estes grandes mestres e Khenpos, lhe foi concedido o grau de Khenpo, recebendo o título de bkah-rab hbyams-pa.

Na mesma Universidade, deu aula principalmente de Filosofia Budista Tibetana e Gramática para os monges, antes de vir para o Karma Theksum Chokhorling, no Rio de Janeiro, Brasil, por decisão de Sua Eminência Gyaltsap Rinpoche, Regente e Diretor do Monastério de Rumtek, principal assento de Sua Santidade Gyalwang Karmapa no Sikkim, Índia.

Khenpo Khenrab tem iniciação completa da Tradição Karma Kagyu recebida de Sua Eminência Tai Situ Rinpoche, Sua Eminência Jamgön Kongtrul Rinpoche Terceiro e de Sua Eminência Gyaltsap Rinpoche. Recebeu também transmissão oral completa tanto dos Sutras (texto conciso das palavras do Buda, contendo 108 volumes), como dos Shastras (comentários sobre os ensinamentos do Buda em 225 volumes).

 

Lama Pema Rangdol

Lama PemaLama Pema Rangdol ocupou a posição de professor na KTC de maio de 2017 a junho de 2018. Ele é butanês e é proveniente do Instituto Karma Shri Nalanda de Estudos Budistas Avançados, possuindo o título de Acharya. Lama Pema completou o tradicional retiro monástico de 3 anos e habitava no Monastério de Rumtek, o assento oficial de S.S. Karmapa no Sikkim.

 

 

Acharya Tshewang Dorji (1981 – 2020)
Acharya Tshewang Dorji

Acharya Tshewang Dorji ocupou a posição de professor na KTC entre 2013 e 2016. Nascido no Butão em 1981, estudou por onze anos na universidade monástica Instituto Karma Shri Nalanda de Estudos Budistas Avançados. Ele completou seus estudos em 2006 e recebeu o grau de Acharya em 2008. Entre 2006 e 2009, ensinou Filosofia Budista no Instituto Karma Shri Nalanda. Entre 2010 e 2013 ele fez parte do staff do Tsurphu Labrang (o escritório administrativo de Sua Santidade), onde serviu diretamente S.S. XVII Karmapa.
Acharya Tshewang faleceu em 2020 mas seguirá presente em nossos corações.