Coincidindo com o aniversário de 900 anos do glorioso Dusum Khyenpa, Sua Santidade o XVII Gyalwang Karmapa viu a necessidade de lembrar a bondade desses dois Senhores do Refúgio, Tai Situ Rinpoche e Gyaltsab Rinpoche, e de pedir formalmente a eles que não passem para o nirvana, permanecendo vivos por muito tempo.
Sua Santidade instruiu aos organizadores do 29º Kagyu Monlam para que seja realizada uma cerimônia especial, em 8 de março de 2012, no local sagrado de Bodhgaya, durante o mês de milagres. Assim, na manhã do oitavo dia do Kagyu Monlam Chenmo, o Gyalwang Karmapa e seus discípulos do coração irão liderar a vasta concentração da sangha no desempenho da prática de Prostrações e Oferendas aos Dezesseis Anciãos e oferecerão aos dois Senhores do Refúgio uma puja especial de longa vida que combina o sutra e o tantra.
Os organizadores do 29º Kagyu Monlam divulgaram as seguintes instruções, emitidas por Sua Santidade, solicitando para que elas sejam tomadas com seriedade:
“A partir do dia em que esse anúncio for lido, por um ano, todos os monastérios e centros de Dharma da linhagem Karma Kagyu, e os discípulos por todo o mundo, que têm conexões de Dharma e de samaya, de leste a oeste, onde quer que estejam, perto ou distantes, devem suplicar intensamente ao realizarem as práticas listadas, com fé e aspirações saudáveis.”
A KTC gostaria de encorajar todos os membros da sangha a se engajarem nas práticas indicadas por Sua Santidade, conforme listadas a seguir.
- Pavimentação de estradas e construção de pontes — reparar ou construir estradas e pontes.
- Fazer tsatsas — fazer tsatsas com os quatro elementos: terra, ar, água e fogo.
- Stupas e sua conservação — construir Stupas e/ou oferecer pintura para a sua conservação.
- Libertação de animais e vegetarianismo — salvar a vida de ovelhas, porcos, cabras e outros animais e abrir mão de ingerir carne.
- Fazer oferendas e praticar a generosidade — fazer oferendas às Três Jóias e praticar a caridade com os seres dos seis reinos.
- Sutras e Dharani Mantras de Longa Vida e — acumular recitações de Sutras e Dharani Mantras de Longa Vida.
- Plantar árvores — proteger o ambiente, plantas, flores e árvores.
- Entreter crianças — dar presentes e entreter crianças pequenas.
- Libertar pequenos peixes — libertar pequenos peixes e outros animais do cativeiro.
- Tratamento médico — custear tratamentos médicos, como cirurgias oftalmológicas, e doar remédios.
- Prostrações e Oferendas aos Dezesseis Arhats — fazer práticas de prostrações e oferendas aos Dezesseis Arhats (Anciãos)
- Prece de sete linhas — fazer a Prece de Sete Linhas de Guru Rinpoche e acumular a recitação do mantra.
- Mantra de 100 sílabas — acumular recitações do mantra de 100 sílabas (Vajrasattva).