Sua Emª o XII Goshir Gyaltsab Rinpoche
(1954 – )
Os Gyaltsab Rinpoches sempre foram os Regentes Vajra dos Karmapas e os responsáveis pelos seus monastérios. Gyaltsab Rinpoche, através da sua longa linha de renascimentos tem sido conhecido como um expert em meditação. No Tibet, Rinpoche era conhecido como Tsurphu Gyaltsab Rinpoche, porque Rinpoche era o regente do Karmapa no Monastério Tsurphu (principal monastério da Linhagem Karma Kagyu). Goshir Gyaltsab Rinpoche é a emanação do Bodhisatva Vajrapani. No passado, Rinpoche nasceu como Ananda, o discípulo de Buda Shakyamuni que tinha perfeita memória e tinha todos os Sutras decorados.
Gyaltsab Rinpoche também encarnou como um dos principais ministros do Rei do Dharma Songtsen Gampo do Tibet. Foi Palju Wangchuk, um dos 25 principais discípulos de Guru Padmasambhava. Durante o tempo de Milarepa, Rinpoche apareceu como Repa-Zhiwa U.
O Atual 12º Gyaltsab Rinpoche foi reconhecido pelo 16ºKarmapa Rigpe Dorje enquanto ainda estava no útero de sua mãe. Quando o Karmapa partiu para o exílio carregou Gyaltsab em suas costas enquanto viajava pelos Himalaias. Foi para o monastério de Rumtek e recebeu as transmissões necessárias.
O Pai de Rinpoche quis que ele estudasse em uma escola moderna. Porém, Gyaltsabpa deixou a escola uma noite e viajou dez milhas de volta para Rumtek sozinho. Sua devoção ao Karmapa e à linhagem não tem paralelos.
Sua Eminência aprendeu o dharma com os outros filhos do coração do Karmapa como Jamgon Kongtrul e Tai Situ Rinpoche. Como a maioria das outras encarnações, Rinpoche cuida atualmente do assento do Karmapa no Sikkim como seu regente e representante da linhagem. Ao mesmo tempo se reveza para cuidar de seus próprios monastérios, como o Ralang no Sikkim.
Em 1992, Gyaltsab e Tai Situ Rinpoche entronizaram o atual 17º Karmapa no Tibet. Gyaltsab Rinpoche vai preparar tudo para o retorno de Sua Santidade para Rumtek.
Como Tai Situ Rinpoche e Bokar Rinpoche, Gyaltsab Rinpoche é um dos principais mestres do 17º Karmapa e já lhe concedeu algumas transmissões tais como a do Rinchen Terdzo.
(texto original em: http://www.simhas.org)