Bandeiras de Oração e o Rei de todos os Mantras

 

 

Bandeiras de Oração

As bandeiras de oração são também conhecidas como “cavalos de vento” (lung ta, em tibetano). Esse nome provém do fato de ser o vento o elemento natural do cavalo — o vento surge enquanto o cavalo galopa pela planície, com sua cauda e sua crina voando livremente na medida em que ele acelera através da quietude do ar.

Vento e cavalo são veículos naturais de movimento; o cavalo carregando a forma material, e o vento carregando a forma etérea. Assim, as orações impressas nas bandeiras são levadas pelo vento, espalhando-se para beneficiar incontáveis seres.

Om Mani Peme Hum — o Rei de todos os mantras

O mantra Om Mani Peme Hum é um dos mais conhecidos no Budismo Tibetano, sendo a essência de todos os ensinamentos do Buda Shakyamuni. Também chamado de Mantra de Seis Sílabas ou de Mani Mantra, seu som é uma manifestação de Tchenrezig – a Compaixão de todos os Budas. Sua recitação purifica todo o carma negativo, todos os obscurecimentos que tenhamos acumulado ao longo de incontáveis vidas, todas as causas e condições que levam ao sofrimento no Samsara. Com a purificação, o que resta é a própria pureza, nossa essência absoluta: a natureza búdica.

Segundo Tai Situ Rinpoche, Om Mani Peme Hum é a prática mais completa, simples, fácil e conveniente para qualquer pessoa. E acrescenta: “Ninguém consegue atingir o estado búdico sem superar os obscurecimentos mentais; ninguém pode alcançar o estado de Buda sem purificar todo o seu carma, é impossível. Portanto, eu diria que, além das práticas que você recebeu do seu guru, em qualquer tempo extra que você tenha – no ônibus, no avião, no sofá ou no restaurante esperando a comida ser servida – você deveria silenciosamente recitar OM MANI PEME HUM. Você tem bastante tempo nessas situações. Não venha me dizer que você não tem tempo.” (Ground, Path and Fruition, p. 142)

Sua Santidade XVII Karmapa ressalta que além de nos conduzir ao estado búdico, apenas ouvir a recitação desse mantra traz numerosos benefícios para seres como os animais; por exemplo, o benefício de renascer na Terra Pura de Dewatchen ou de renascer em reinos mais favoráveis para alcançar a liberação.

Som

Recitação do Mantra Om Mani Peme Hum por Khenpo Khenrab Wangchuk, Lama Norden Tshering e Lama Sonam Tenzin, extraída do CD Prática de Tchenrezig, KTC, 2004.

Referências bibliográficas

S.S. XVII Karmapa. Heart Advice of the Karmapa. Altruism Press, 2008, p. 89 – 104.
Tai Situ Rinpoche. Ground, Path and Fruition. Zhyisil Publications, 2005, p. 123-143.
Khenpo Karthar Rinpoche. Chenrezik, for the benefit of all beings. KTD Publications, 2014.