Comece uma nova vida a cada manhã, por Sua Santidade XVII Karmapa

S.S. Karmapa Ogyen Trinley Dorje

S.S. Karmapa Ogyen Trinley Dorje

Às vezes acordamos bem dispostos pela manhã e, ainda assim, passamos o resto do dia sonolentos. Nossas vidas no século XXI são muito agitadas, sobrecarregando-nos com um fluxo contínuo de tarefas imediatas. Perdemos de vista o quanto é precioso simplesmente termos sido contemplados com uma vida humana.

A consciência da preciosidade da vida humana é algo que precisamos sentir em nossos corações. Gostaria de compartilhar com você uma prática que eu chamo de “vivendo a sua vida toda em um único dia”. Você pode fazê-la iniciando as manhãs com esse pensamento: “Estou iniciando uma nova vida e ela começa neste exato momento.” Nos primeiros dias, deixe um recado na sua mesa de cabeceira para lembrá-lo e, lentamente, cultive o hábito de acordar com esse pensamento.

Depois de uma noite de sono, seu corpo está renovado – e quando você acorda consciente disso, sua mente também fica renovada. Pergunte a você mesmo que tipo de pessoa você quer ser na vida que você vai viver hoje. Durante o dia, procure lembrar que sua vida está acontecendo a cada momento. À tarde, confira como a sua vida está indo e, caso necessário, faça reajustes. Uma vida inteira de possibilidades descortina-se diante de você a todo o momento.

Esta é a verdade básica da interdependência: as condições estão mudando constantemente e o que parecia impossível antes pode subitamente tornar-se possível. Cada momento conta. Cada ação conta. Uma simples ação gentil pode ter um impacto positivo no futuro de muitas outras vidas com as quais você divide a Terra. Você pode mudar o curso do futuro a qualquer momento. Faça isso conscientemente e o mundo todo será beneficiado.

 

Original em inglês disponível em: https://www.facebook.com/Karmapa.Khyenno/photos/a.662766693734163.1073741828.662742080403291/729187357092096/?type=1&theater

Traduzido para o português por Cláudia Marcanth



Comentários