Jamgon Kongtrul Rinpoche

Jamgon-Kongtrul-III300x2751Sua Emª o III Jamgon Kongtrul

Karma Lodro Chokyi Senge (1954-1992)

Jamgon Lodro Chokyi Senge Tenpay Gocha Ngedon Gyurme Trinle Kunkhyab Pelzangpo – guia perfeito de habilidade sem igual, de aspirações, atividade, e realizações para o Dharma precioso – é sem dúvida, para todos os seres sensíveis, e para a linhagem Kagyu em especial, uma luz maravilhosa nestas épocas obscuras. Por esta razão, seu nome é proferido com grande reverência. É reconhecido como uma emanação do Buda Vairochana.

O Terceiro Jamgon Kongtrul Rinpoche nasceu em Outubro de 1954, em Lhasa. Aos 6 anos foi entronizado pelo 16º Gyalwa Karmapa no monastério de Rumtek, Sikkim e a partir deste momento Sua Santidade Karmapa começou a supervisionar pessoalmente sua educação.

Desde pequeno estudou uma grande quantidade de textos, em especial com Khenchen Thrangu Rinpoche, um grande erudito e detentor do Vinaya. Recebeu de Kiabje Kalu Rinpoche, os ensinamentos para as práticas do Mahamudra, as transmissões das seis Yogas de Naropa, os 5 ensinamentos dourados da linhagem Shangpa Kagyu, a grande iniciação de Kalachakra, o Rinchen Terdzo, e em diferentes ocasiões, outros numerosos ensinamentos nas novas e antigas tradições. Seus estudos posteriores também incluíram todos os tantras da tradição de Marpa, especialmente os Karma Kamtsang, preparação de mandalas, etc.

De Sua Santidade o 16º Gyalwa Karmapa, Rinpoche recebeu os votos de bodhisattva, nas tradições de Nagarjuna e de Asanga. Rinpoche praticou fervorosamente todos os aspectos do caminho do bodhisattva, e durante sua curta vida, ordenou mais de três mil monges na Índia, Nepal, Tibete, e no ocidente.

Em 1974 Jamgon Kongtrul Rinpoche acompanhou o 16º Karmapa em uma viagem para vários lugares na América, Europa, e no Sudeste Asiático. Depois que Sua Santidade passou para o Paranirvana, Jamgon Rinpoche continuou viajando à Europa e América, onde continuou estabelecendo as bases do Dharma.

Jamgon Rinpoche visitou Tibete em 1984, e no monastério de Palpung deu ensinamentos a uma grande quantidade de monges e público em geral. Além de obter a permissão para a construção de Tsurphu para 1988, Rinpoche construiu um novo monastério próximo de Kalimpong, Bengala do oeste. Do mesmo modo, em 1988 ele começou a construção do Monastério e Centro de Retiros de Pullahari, no Nepal.

Também em 1988, Sua Eminência veio ao Rio de Janeiro, à convite da Lama Karma Tsultrim Palmo (Marta Cavalcanti). Aqui ele concedeu os votos de refúgio, iniciações e ensinamentos, abençoando, ainda, as terras aonde a KTC viria a se estabelecer.

Aos 38 anos Jamgon Kongtrul Chokyi Senge faleceu repentinamente em um acidente automobilístico. Devido à sua idade, foi um acontecimento doloroso e difícil de suportar para seus discípulos e para todos os que o conheciam.

Breve história do nascimento de Yangsi Jamgon Kongtrul

JKR4_1_2011O Tulku ou corpo de emanação de Yangsi Jamgon Kongtrul Rinpoche nasceu no ano de 1996, em uma família budista. Foi reconhecido com oito meses e meio. Antes de seu nascimento, uma série de acontecimentos e símbolos especiais como chuva de flores e formações de nuvens características foram observadas por muita gente e tomadas como eventos muito auspiciosos.

O Venerável Drupon Khenpo Lodro Namgyal, tutor pessoal de Yangsi Jamgon Kongtrul, foi testemunha de um arco-íris incomum em 1997. “Igual ao Samboghakaya, os arco-íris são coloridos e puros. Eles aparecem como resultado da interdependência de causas e condições. Que isso esteja relacionado com o renascimento de Jamgon Kongtrul Rinpoche é um indício que a reencarnação de Sua Eminência é autêntica, e que sua atividade é tão pura como é os arco-íris” – afirmou.

(texto original em Espanhol: http://www.kagyuargentina.org/lamas_linaje/jamgon.htm)